Home

Home

Home

 

 

 


Embaixadores anteriores



JOSÉ GONÇALVES MARTINS PATRÍCIO

O Embaixador JOSÉ GONÇALVES MARTINS PATRÍCIO foi nomeado Embaixador da República de Angola na República Portuguesa por Decreto do Presidente da República de 11 de Julho de 1995.

Exerceu as funções de Embaixador em Portugal entre Setembro de 1995 e Novembro de 1999.

Jornalista de profissão, o embaixador José Patrício trabalhou como técnico superior de comunicação social na Presidência da República de Angola.

Posteriormente ocupou o posto de Secretário para a Informação do Presidente. Formado em Jornalismo pelo Instituto Superior de Jornalismo de Belgrado, concluiu uma pós-graduação em Marketing Político e Comunicação na Universidade Independente de Lisboa.

De 1974 a 1989 foi Editor-Chefe, Chefe do Departamento de Informação e Chefe do Departamento de Programas da Rádio Nacional de Angola. Foi secretário executivo da União dos Jornalistas Angolanos (UJA).

Na Inglaterra, no Gholchester Study Centre, concluiu uma formação em língua inglesa e uma especialização dimensionada para a sua profissão.

Antes de desempenhar as funções de Embaixador de Angola em Lisboa, José Patrício foi Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América. Foi o primeiro Embaixador de Angola nos EUA.

José Patrício iniciou a sua actividade diplomática em Dezembro de 1991, altura em que foi chefiar a Missão Permanente de Angola junto da Organização dos Estados Americanos (OEA), com a missão de trabalhar para a normalização das relações entre Washington e Luanda.

Desenvolveu então uma verdadeira batalha diplomática que culminou, ano e meio depois, com o reconhecimento de Angola pelos Estados Unidos da América, em 19 de Maio de 1993.Durante a presença de José Patrício em Washington, o Governo angolano conseguiu, além do reconhecimento pela Casa Branca, importantes avanços nas relações entre angolanos e americanos.

Antes da ida para OEA, de 1989 a 1992, José Patrício foi Secretário para a Informação do Presidente de Angola. Em 1990 e 1991, integrou a delegação do Governo angolano às negociações de paz de Bicesse, em, que conduziram à assinatura dos Acordos de Paz, em Maio de 1991. O trabalho da delegação foi objecto de um Louvor da Assembleia Nacional de Angola.

Apesar da actividade diplomática, José Patrício mantém a sua colaboração com a imprensa. Publicou artigos de opinião nos jornais "Correio da Semana" e "Jornal de Angola" (de Angola), "Washington Times", "Baltimore Sun", "Washington Post" e "Christian Science Monitor" (dos EUA) e "Diário de Notícias", "Expresso" e "Público" (de Portugal).

Em 1993, José Patrício foi indicado pelo World Economic Forum um dos 200 Líderes do Futuro e convidado a participar na reunião anual do Fórum, na Suíça. Nasceu em Luanda a 9 de Março de 1954. É casado com Maria Dolores Castro Fernandes Vera-Cruz e é pai de três filhas, Patrícia, Indira e Daniela.

Em 2000-2001 foi embaixador de Angola junto da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Início

 

  PGSite.com - Webdesign

Pag. anterior      Home