Home

Home

Home

 

 

 


Embaixadores anteriores



ADRIANO JOÃO SEBASTIÃO

ADRIANO JOÃO SEBASTIÃO, também conhecido por Adriano Sebastião Kiwima, nasceu em Calomboloca, área da comuna de Cassoneca, município de Icolo e Bengo, província do Bengo, aos 11 de Agosto de 1923. É filho de João sebastião Kiwima e de Isabel Jerónimo.

Começou os estudos primários em Calomboloca e acabou-os em Luanda, na Escola da Missão Evangélica. Deixou Calomboloca a 22 de Abril de 1938 e, na companhia de seu colega Elias António de Carvalho, vem internar-se na Missão, onde encontrou outros estudantes do liceu, como António Agostinho Neto, já no 6.º ano.

Depois de fazer o 2.º Grau (4.ª classe) em 1939, foi convidado pela Directora da Escola da Missão, D. Elisa Klebsattel, para ensinar como professor auxiliar durante esse ano. Em 1940, com Joaquim José Cristiano e José João Webba, foi professor da Escola de Artes e Ofícios da Casa dos Pobres (Casa Pia). Em 1943 fez o ciclo (3.º ano dos liceus) e passou a figurar no quadro do professorado efectivo da Missão Evangélica.

Em 1945 participa na fundação do CEJA (Centro Evangélico da Juventude Angolana), organização da autoria de António Agostinho Neto, que tinha acabado o 7.º ano. Em 1948 ingressa no funcionalismo público através de concurso para o lugar de Fiscais Cobradores, dos mercados da Câmara Municipal de Luanda e colocado no mercado do Cacuaco.

Em 1956 conhece Manuel Bento, então enfermeiro no Úcua, e começam as actividades políticas integrados no PLUA (Partido de Luta Unida por Angola). No Cacuaco conhece o Engenheiro Amílcar Cabral, na altura em prospecção agrícola dos solos da Tentativa no Danje (Caxito).

Em 1958 é transferido do Cacuaco para Luanda e colocado no mercado das Ingombotas. Em Agosto desse ano transferido das Ingombotas para o mercado do Kinaxixe, que acabava de ser inaugurado. Aqui conhece Manuel Pedro Pacavira, Augusto Cardoso e intensificam-se as actividades políticas integradas no MINA.

Em 1959 passa para os Serviços de Obras Públicas como Auxiliar do Quadro Técnico, colocado na Repartição Regional do Uíge, com sede em Carmona, na altura. Em Dezembro desse ano chega a Luanda, vindo de Portugal, o Dr. António Agostinho Neto e, em Janeiro de 1960, convidado por Fernando Coelho da Cruz, integra a primeira Comissão directiva do MPLA em Luanda.

Em Abril desse ano vai para o Uíge. É preso pela Pide em Junho, com outros camaradas, entre os quais o Dr. António Agostinho Neto.

Em Fevereiro de 1961, depois do ataque às cadeias, no dia 4, é desterrado com os companheiros para a Colónia Penal do Bié, no Capolo, e em Junho de 1962 é transferido para o campo de trabalhos de Extermínio do Missombo, em Menongue, no Kuando Kubamgo.

Em Março de 1965, com dois companheiros, é retirado do campo com destino a Cabo Verde, mas fica em Luanda na cadeia de S. Paulo para investigações.

Em Junho de 1967 é posto em liberdade condicional porque as investigações levadas a cabo pela Pide não confirmaram as acusações (tentativas de rebelião no Campo) que originam a sua retirada. Sob os olhares da Pide foi mandado com os dois companheiros trabalhar no Campo Militar do Grafanil, na CDMM (Companhia de Depósito de Materiais e Munições), ao mesmo tempo que escrevia no Tribuna dos Musseques, um jornal da Pide em que eram obrigados a escrever semanalmente como prova da sua presença e ocupação em Luanda.Nessa situação o encontra o 25 de Abril de 1974 em Portugal.

Com a chegada a Luanda dos movimentos de libertação, em que se destaca o MPLA, Adriano Sebastião volta para as Obras Públicas e, com Júlio Francisco Machado, começa uma interna actividade política de formação de Comités de Acção para o MPLA.

Em 1975, com a proclamação da Independência, é nomeado Director Geral de Apoio a situações de guerra da Secretaria de Estados dos Assuntos Sociais.

Em 1978 é nomeado Embaixador da República de Angola na República Portuguesa, missão que cumpre até 1982. Regressa nesse ano a Angola e é colocado no Ministério da Educação e Cultura, na Inspecção Escolar, função que exerce até 1985.

De 1985 a 1988 é nomeado Secretário Geral da Associação dos Antigos Combatentes.

De 1988 a 1991 é eleito Deputado da Assembleia do Povo da 1.ª Legislatura, coordenando a Comissão das Reclamações dos Cidadãos da Assembleia.

Início

 

  PGSite.com - Webdesign

Pag. anterior      Home