Língua Nacional Mbunda
Descritivo

A área linguística do MBUNDA tem-se modificado: inicialmente ficava compreendida entre a margem direita do rio Lungue-Bungo no seu percurso da R.P.A. até à fronteira com a República da Zâmbia, e ao longo dos rios Luconha, Cuvanguí até Cuando, nomeadamente o município de Cuando, a comuna do Cangombe, percurso do rio Cuando até à fronteira com a actual República da Zâmbia.

Presentemente a sua área em Angola restringiu-se com:
- as migrações no séc. XIX, tendo-se a referida população fixado na Zâmbia, província do Mongu, e passado a denominar-se MBunda/Kamuka, após modificações de alguns usos e costumes.
- migrações em 1914, com a prisão do Mwene MBandu, tendo-se os deslocados fixado no interior da Zâmbia, distrito de Kaoma, e conservado os seus usos e costumes.
- as migrações provocadas pelas Guerras de Libertação Nacional. Os actuais MBundas em Angola estão presentemente circunscritos no Município dos MBundas, em Lumbala Nguimbo, que compreende as comunas de Luvuei, Lutembo, Mussuma, Ninda e Cumi.


Mapa de Angola
(Área linguística do Mbunda)


Textos extraidos do livro: "Histórico sobre a criação dos alfabetos em línguas", Pelo Instituto Nacional de Línguas lda, INALD - 1980.
Todos os direitos reservados.
Embaixada de Angola em Portugal.
Site optimizado para Internet Explorer 5.0 ou superior com resolução de 800x600 ou superior.