Língua Nacional Cokwe
Descritivo

A língua COKWE estende-se a partir do território situado na margem direita do rio Cassai, nomeadamente a zona do Mussumba, em direcção à margem esquerda do mesmo rio, territórios que constituem os das províncias angolanas da Lunda-Sul e Moxico.

A dispersão Cokwe começa a partir desses territórios, especialmente do Tengo Moxico, seguindo a direcção sul para abrir o corredor dos Ganguelas, com centro no Menongue actual, para o norte em direcção à actual Lunda-Norte, atravessando a nossa fronteira para se estender até Kahemba, região ao nordeste da Lunda, e até Chikapa, bem ao norte, para oeste até a região dos Bangalas. para leste, num refluxo até ao Katanga actual, do Katanga e do território angolano do Moxico os Cokwe atingem o território zambiano de Cingola.

Nas províncias angolanas do Huambo e do Bié encontramos também algumas comunidades falando a língua Cokwe. O Cokwe é bastante diferenciado, nomeadamente nas zonas do Moxico e Cuando Cubango, onde a pronúncia é divergente, Neste mapa podemos distinguir a área da língua Cokwe e nas zonas de influência em Angola.

Textos extraidos do livro: "Histórico sobre a criação dos alfabetos em línguas", Pelo Instituto Nacional de Línguas lda, INALD - 1980.

Mapa de Angola
(Área linguística do Cokwe)
Todos os direitos reservados.
Embaixada de Angola em Portugal.
Site optimizado para Internet Explorer 5.0 ou superior com resolução de 800x600 ou superior.